preparando para o futuro

O forum dos futuros preposos da espcex
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Relação de assuntos espcex

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/11/2009
Idade : 23

MensagemAssunto: Relação de assuntos espcex   Sab Nov 21, 2009 3:10 pm

PROVA DE GEOGRAFIA-HISTÓRIA – 1) GEOGRAFIA – a) Geografia Geral – (1) Localizando-se no Espaço – Orientação e localização: coordenadas geográficas, fusos horários. – Cartografia: a cartografia e as visões de mundo, as várias formas de representação da superfície terrestre, projeções cartográficas, escalas e convenções cartográficas. – (2) O Espaço Natural – Estrutura e dinâmica da Terra: evolução geológica, dinâmica da crosta terrestre, tectonismo, vulcanismo, intemperismo, rochas e solos, formas de relevo e recursos minerais. – As superfícies líquidas: oceanos e mares, hidrografia, utilização dos recursos hídricos. – A dinâmica da atmosfera: elementos e fatores do clima e os tipos climáticos. – Os domínios naturais: distribuição da vegetação, características gerais das grandes paisagens naturais. – Impactos ambientais: poluição atmosférica, erosão, assoreamento, poluição dos recursos hídricos e a questão da biodiversidade. – (3) O Espaço Econômico – Indústria: o processo de industrialização, tipos de indústria, a concentração e a dispersão industrial, os novos fatores de localização industrial, as fontes de energia e a questão energética. – Agropecuária: sistemas agrícolas, estrutura agrária, uso da terra, produção agropecuária e a questão da fome. – Circulação: os fluxos financeiros, as vias de circulação, os fluxos de informação e as migrações internacionais. – (4) O Espaço Humano – Demografia: teorias demográficas, estrutura da população, crescimento demográfico e migrações. – Urbanização: processo de urbanização, espaço urbano e problemas urbanos. – (5) O Espaço Global – A nova ordem mundial: questões geopolíticas, os blocos econômicos, os grandes conjuntos de países, a globalização, as desigualdades regionais, os conglomerados transnacionais, conflitos regionais e mundiais. – b) Geografia do Brasil – Espaço Natural – Características gerais do território brasileiro: posição geográfica, posição astronômica. – Geomorfologia: o relevo e a estrutura geológica. – A atmosfera e os climas: elementos e fatores climáticos e os climas no Brasil. – Os domínios naturais: distribuição da vegetação, características gerais dos domínios naturais, aproveitamento econômico e degradação ambiental. – Os recursos hídricos: bacias hidrográficas, aquíferos, hidrovias, aproveitamento econômico e degradação ambiental. –
2) HISTÓRIA – a) A sociedade feudal (Século V ao XV). -b) O Renascimento comercial e urbano. – c) Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna, o Absolutismo e o Mercantilismo. – d) A expansão marítima européia. – e) O Renascimento cultural, o Humanismo e as reformas religiosas. – f) A montagem da Colonização Européia na América – Os Sistemas Coloniais Espanhol, Francês, Inglês e dos Países Baixos. – g) O Sistema Colonial Português na América. – Estrutura Político-Administrativa; Estrutura Socioeconômica; invasões estrangeiras; expansão territorial; rebeliões coloniais. Movimentos Emancipacionistas: Conjuração Mineira e Conjuração Baiana. – h) O Iluminismo e o Despotismo Esclarecido. – i) As Revoluções Inglesas (Século XVII) e a Revolução Industrial (Século XVIII a XX). – j) A independência dos Estados Unidos da América. – k) A Revolução Francesa e a Restauração (o Congresso de Viena e a Santa Aliança). – l) O Brasil Imperial – O processo da independência do Brasil: o Período Joanino; Primeiro Reinado; Período Regencial; Segundo Reinado; Crise da Monarquia e Proclamação da República. – m) O Pensamento e a Ideologia no Século XIX – O Idealismo Romântico; o Socialismo Utópico e o Socialismo Científico; o Cartismo; a Doutrina Social da Igreja; o Liberalismo e o Anarquismo; o Evolucionismo e o Positivismo.

PROVA DE MATEMÁTICA – 1) Conjuntos Numéricos – Conjuntos numéricos, operações com intervalos reais. – 2) Funções – Definição, domínio, imagem, contradomínio, paridade, injeção e sobrejeção, função inversa, função afim, função linear, função quadrática, função modular e função composta, inequação produto e inequação quociente – 3) Funções Exponenciais – Gráficos, domínio, imagem e características da função exponencial, equações e inequações exponenciais. – 4) Funções Logarítmicas – Noções fundamentais de funções logarítmicas, definições de logaritmo, propriedades operatórias, gráficos, domínio, imagem e características da função logarítmica, equações e inequações logarítmicas. – 5) Trigonometria – 0Trigonometria no triângulo (retângulo e quaisquer), círculo trigonométrico, razões trigonométricas, redução ao 1º quadrante, funções trigonométricas, transformações, identidades, equações e inequações trigonométricas, as inversas das funções trigonométricas. – 6) Contagem e Análise Combinatória – Fatorial, introdução à análise combinatória, arranjos simples, combinações e permutações simples. – 7) Probabilidade – Introdução, experimento aleatório, experimento amostral, evento, probabilidade em espaços amostrais equiprováveis, probabilidade da união de dois eventos, probabilidade condicional, probabilidade de dois eventos sucessivos e experimentos binomiais. – 8 ) Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares – Matrizes, operações com matrizes, matriz inversa, determinante de uma matriz, propriedades dos determinantes, sistemas de equações lineares. – 9) Introdução à Geometria Espacial – Geometria espacial de posição, posições relativas de duas retas, posições relativas de dois planos, posições relativas entre reta e plano, perpendicularismo de dois planos, projeção ortogonal, ângulo no espaço e poliedros. – 10) Sequências – Sequências, progressões aritméticas (P.A.), progressões geométricas (P.G.). – 11) Prismas, cilindros, pirâmides, cones e esferas. – elementos, áreas, volumes, secções e troncos.

PROVA DE PORTUGUÊS – 1) Leitura, interpretação e análise de textos – Leitura, interpretação e análise dos significados presentes num texto e relacionamento destes com o universo em que foi produzido.- 2) Fonética – Fonemas, Ortografia, Acentuação gráfica – 3) Morfologia – Estrutura das palavras, Formação das palavras, Sufixos, Prefixos, Radicais gregos e latinos, Classificação e flexão das palavras – 4) Sintaxe – Análise sintática, Termos essenciais da oração, Termos integrantes da oração, Termos acessórios da oração, Período composto, Orações coordenadas, Orações principais e subordinadas, Orações subordinadas substantivas, Orações subordinadas adjetivas, Orações subordinadas adverbiais, Orações reduzidas, Sinais de pontuação, Sintaxe de concordância, Sintaxe de regência, Sintaxe de colocação, Emprego de algumas classes de palavras, Emprego dos modos e dos tempos, Emprego do verbo haver – 5) Teoria da linguagem e semântica – História da Língua Portuguesa; linguagem, língua, discurso e estilo; níveis de linguagem, funções da linguagem; figuras de linguagem; significado das palavras. – 6) Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto Legislativo n° 54, de 1 8 de abril de 1995. Ainda serão aceitas as duas formas ortográficas, como está previsto no Decreto.

PROVA DE REDAÇÃO – 1) Dissertação – Tema: na introdução, a apresentação do assunto, direcionamento para o objetivo do trabalho, posicionamento por parte do candidato; no desenvolvimento, a colocação de no mínimo duas ideias-força, defesa de posicionamento, argumentação, capacidade de abstração mental; na conclusão, a retomada do tema, a ratificação do objetivo do trabalho e o fecho.
Linguagem: unidade de pensamento, coerência, coesão textual, clareza, estruturação frasal, adequação vocabular, impessoalidade, não utilização de pronome de tratamento (você), não utilização de texto apelativo; utilização da norma culta da Língua, sem repetição viciosa, não utilização de clichês, sem rasuras, letra padrão da Língua, marginação, apresentação geral. Gramática: cumprimento das normas gramaticais, de acordo com a norma culta da Língua.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://prep.forumeiros.com
 
Relação de assuntos espcex
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Nova regra em relação a tópicos desenterrados
» Relações Diplomáticas Brasil - Geórgia
» Relação hélices x motores
» Série Relações Diplomáticas: Brasil - Qatar
» Série Relações Diplomáticas: Portugal (Carmem Miranda)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
preparando para o futuro :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: